Pesquisar neste blogue

28.7.06

Insólitos Angola - Capítulo II




A vida é dura para alguns Homens... que acabam por transportar toda a sua "riqueza" de um lado para o outro... nunca sabendo o que lhes reserva o dia de amanhã... nem mesmo o seu verdadeiro destino.
Continuo sem perceber muito bem o significado da mensagem... Zona Neutra... não se trata de uma designação de um qualquer bairro..., no entanto achei piada à expressão... e aproveitei para sinalizá-la!!!
Os carrinhos de mão têm por vezes uma dupla função... permitir o "repouso da alma" para facilitar a longa caminhada até casa.

27.7.06

Bom Jesus





Convido-vos a apreciar algumas fotografias realizadas na aldeia do Bom Jesus (situada a cerca de 20 quilómetros do centro da província de Viana), local onde se encontra instalada a fábrica angolana da coca-cola e onde são visíveis quilómetros de "bananeirais"!

Aproveito a oportunidade para divulgar a existência de um pequeno e humilde restaurante (mas asseado), onde podem saborear um óptimo cabrito estufado.

26.7.06

Pé descalço!




A simplicidade das crianças que brincam nos passeios... tão pequeninas, mas já com enorme maturidade... muitas dominam mesmo a arte de bem cuidar do irmão mais novo... tão pequenas e tão fortes!!!
Alguns pais mais "galináceos" não suportariam sequer pensar na possibilidade dos seus filhos caminharem sozinhos e descalços pelas ruas... e estes "meninos Homens" enfrentam a dureza do dia-à-dia de cabeça levantada... à procura de um futuro mais risonho... inventam brincadeiras com um qualquer pau ou uma simples pedra...

24.7.06

Qualquer parecença não é mera coincidência!






Para os menos informados… em Portugal também há alguns bairros que se assemelham a uns “musseques”…, locais sem o mínimo de condições habitacionais e de higiene, mas extremamente bem localizados!!! Posso dar-vos o exemplo do célebre “Bairro da Jamaica” (ver 1ª, 2ª e 3ª fotografias)…, situado na margem sul do Tejo, mais precisamente na cidade do Seixal… ali bem próximo da estação de comboios do Fogueteiro.Canalizações inteligentemente projectadas para os exteriores das habitações!!!… Nada como programarem algumas das vossas horas de descanso para conhecerem alguns destes cenários inóspitos, mas muito reais!!!

23.7.06

Insólitos Angola - Capítulo I




Aproveito para vos deixar algumas fotografias “invulgares” (talvez até nem seja a terminologia mais correcta) que despertem a curiosidade das vossas mentes!!...
Nada como começar com uma fotografia que designei por “O descanso do guerreiro”… Por vezes o trabalho destes homens é de tal modo intenso e duradouro, que não há a menor possibilidade de se deslocarem para o “conforto” dos seus leitos familiares (muitos têm de percorrer dezenas de quilómetros nessas deslocações diárias), procurando assim recuperar algum fôlego corporal no calor do solo… mesmo que isso implique a resistência a "algumas Mosquitas Anopheles"!!
Acreditem se quiserem…, mas fiquei atónito ao visualizar uma criança, com pouco mais de quatro anos de idade, junto de uma roulotte com os dizeres “1ª Clonagem”
Nem imaginam como a vivência angolana é tão diferente da nossa… se em Portugal é quase impensável admitir o “trabalho infantil”…, mesmo que isso implique uma maior aceitação da “criminalidade juvenil”… aqui, deparamo-nos com a prática do conhecido ditado português “É de pequenino que se torce o pepino”… sucessivas investidas na lavagem de viaturas por uns meros 300 Kwanzas (aproximadamente 3 Euros)… e acreditem que com apenas 2 litros de água eles conseguem fazer milagres!!! Estes miúdos são bravos!!!... E merecem todo o nosso respeito...

21.7.06

Musseques






É impressionante a extensão de Musseques que podemos vislumbrar do cimo do avião... a cidade de Luanda foi avassalada nos últimos anos por milhares de pessoas que procuraram fugir ao palcos da guerra... e que acabaram por se refugiar desordenadamente e sem as condições mínimas de salubridade... muitos deles com autênticos esgotos a céu aberto.
Estima-se que só em Luanda vivam cerca de 4 milhões de pessoas... mais de um terço da população total de Angola... quando deveriam apenas residir não mais de 600 mil habitantes.
Nada como uma boa caminhada pelo interior de um qualquer musseque para se compreender o quanto são inóspitos... principalmente se decidirem alinhar por uma visita ao
Mercado do Roque Santeiro!

Pesca Tradicional



Interessante apreciar a arte de bem pescar... peixes e crustáceos enormes, que apetece comer até mais não!!... Estes homens, que navegam várias vezes ao dia, alimentam os estômagos gulosos de muitos outros (como eu) que nada percebem do ofício, mas que não hesitam em manjar umas iguarias apetitosas... lagostas, chocos e outros.
Há quem já teve a oportunidade de confirmar a qualidade do produto alimentício na Praia de Cabo Ledo... e outros até na Barra do Dande!!!

20.7.06

"Candongueiro" versus "Fogareiro"




















Os conhecidos "Candongueiros" são um dos fenómenos menos populares entre a massa humana angolana..., mas apesar de tudo mostram uma grande utilidade para muitas famílias nas suas deslocações diárias!

A sua condução não tem qualquer comparação com a dos "candongueiros"... quais sentidos de trânsito... quais sinais de mudança de direcção... qual transporte limitado de passageiros... o importante é não ficar muito tempo nas filas intermináveis de trânsito... sim porque em Luanda há sempre trânsito..., aliás, muito trânsito!!!

Mulembeira e Imbondeiro... que árvores mágicas!!!


Nada como poder dormir na sombra de uma "Mulembeira"... árvore de folhagem densa, que possibilita o descanso de qualquer guerrelheiro ou viajante. As suas qualidades são de tal modo numerosas, que também serve de abrigo às brincadeiras de crianças de uma escola primária da localidade de Camama.
Para os menos conhecedores, o corpo do antigo líder da UNITA, Jonas Savimbi foi exibido na localidade do Lucusse, Moxicoestava, depositado numa prancha, por baixo de uma árvore mulembeira, a cerca de 79 quilómetros a sudeste do sítio onde caiu numa emboscada fatal... aliás, foi exibido como o mais valioso troféu pelas Forças Armadas Angolanas (FAA)
http://universo.com.sapo.pt/Angola.htm.
A
proveito para vos informar que: o "Imbondeiro" pode atingir até 25 metros de altura, 28 de perímetro e mais de um século de idade. É sem dúvida uma árvore imponente. É um dos símbolos naturais de África, com inúmeras tradições culturais e religiosas associadas. É também fonte de abrigo, alimento, medicamento e adorno… Uma melhor explicação pode ser encontrada em http://www.plantzafrica.com/plantab/adansondigit.htm
Nada como apreciar estas árvores ao vivo e a cores... pois só assim conseguimos perceber a sua grandeza e nobreza!!! São talvez das árvores mais espectaculares que já tive oportunidade de ver, apesar de haver alguns espécimes de Imbondeiros já bastante desfolhados com a dureza dos anos e sem o seu fruto característico chamado "múcua".
Como diria o autor do blog http://lestedeangola.weblog.com.pt "O Imbondeiro é uma das árvores que mais me ajuda a manter viva a recordação da paisagem angolana (...) “mim gosta de ver as mixingas com bolas de jimbungulula”.
Apreciem então as fotografias!!!

A célebre Baía de Luanda!



Para os mais nostálgicos, aproveito a oportunidade de relembrar a célebre Baía de Luanda... é natural que ainda mantenha algumas das características que a tornaram célebre entre as hostes portuguesas dos anos 60 e 70!!

Se "caminharmos" ao longo da Baía de Luanda chegaremos pois à Ilha de Luanda... local onde deveremos para para descansar e beber um copo numa das muitas esplanadas cobertas pelo sol da época de inverno... que, por vezes, mais se parece ao verão!!

Ilha de Luanda

















A beleza natural do ocaso contrasta com a indesejável poluição das águas que banham a Ilha de Luanda. Mesmo com um frio de época nada desagradável (pelo contrário), as praias estão praticamente vazias... não fosse a água e a areia transmitirem pouca confiança aos mais interessados por uns valentes banhos de sol!!!... e como não podia deixar de ser, os mergulhos a rigor!!!
Qualquer investimento para o "bronze" fica pelas esplanadas dos muitos bares e restaurantes situados ao longo de toda a Ilha,... mas nunca esquecer de trazer no bolso uns quantos kwanzas ou dólares porque as bebidas e as refeições são algo acima do custo habitual!!!... e atenção aos "couvert's" especiais...
Apesar de tudo vale sempre a pena conhecer... nem que seja para tropeçar nos muitos vendedores ambulantes de relógios e de artesanato tipicamente europeu!!!

19.7.06

E caminham sem parar...

















É surpreendente não é... a forma de transporte de alguns objectos... uma grande maioria das mulheres africanas, em especial as angolanas, colocam na cabeça objectos pesadíssimos e caminham durante alguns (muitos) metros de distância... e, às vezes, também aproveitam a pedalada para levar consigo um filho às costas... é de louvar!!!

É preciso ter uma força enorme... são muitos anos de treino!!!... e não precisam de tomar vitaminas ou beber batidos como alguns "meninos" do ferro...

Camama





Na localidade de "Camama" (localizada a cerca de 25 quilómetros do centro de Luanda) existe uma escola primária muito interessante. O estilo de ensino rígido... aliás, muito militarizado, verga-se à imensidão de uma árvore invulgar... que cobre as pequeninas cabeças de alunos, vestidos a rigor com as suas batas brancas, formados e perfilados, como se de um pelotão se tratasse!!!
Ali bem próximo, convivem diversos animais domésticos com alguns "porquitos"... nada insatisfeitos com a sua liberdade relativa... tudo num ambiente algo familiar e tradicional, já não visto por entre a maioria da aldeias do nosso querido Portugal.

A vida é de tal modo dura que até o alfaiate local tem necessidade de promover o seu ofício e os seus trabalhos à vista directa dos passageiros e viajantes!!!

Barra do Kwanza





Bela picada que tivemos a oportunidade de realizar no fim-de-semana passado!!!... Trata-se da Barra do Kwanza!!!
A beleza natural do interior do país contrasta com a dura miséria que se encontra em cada esquina de Luanda... tudo se compra e vende nas ruas... e especialmente junto às estradas... todas elas com um trânsito infernal... Aliás, o IC 19 é um "menino" se o compararmos com qual caminho ou estrada de Luanda!!!

Nada como continuar a explorar o interior para apagarmos a realidade diária que visualizamos sem querer!!!... Há que apreciar as coisas boas....

17.7.06

Praia do Sangano



Brindo-vos com uma fotografia de uma das praias mais fantásticas que conheci nos últimos tempos... composta por nativos!!! Trata-se da Praia de Sangano... situada a cerca de 170 quilómetros do centro de Luanda e a 80 da Barra do Kwanza.

Recomendo vivamente a visita... mas de preferência utilizando um jeep!!!... Os caminhos são muito radicais e exigem uma enorme pericia dos condutores.

Os mais atrevidos podem mesmo tentar confraternizar com os residentes locais!!!...