Pesquisar neste blogue

30.9.06

Uma visita à Barragem das Mabubas!!




A viagem à Província do Bengo permitiu-nos visitar a célebre Barragem das Mabubas... muito diferente (certamente) daquela que alguns conheceram há alguns anos atrás.
Bengo é uma província de Angola, localizada no norte do país. A capital da província é a cidade de Caxito, no município de Dande. Tem cerca de 200 mil habitantes e 31371 km². É composta por cinco municípios: Ambriz, Dande, Ícolo e Bengo, Muxima, Nambuangongo e Quiçama. Foi criada em 1975 por desagregação do antigo distrito de Luanda.
Os trabalhos de desminagem realizados pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD) da linha de transportação de energia eléctrica do troço Kifangondo/Mabubas, numa extensão de 64 quilómetros, permitiram desactivar 253 minas anti-pessoal e 28 engenhos não detonados.
Com a conclusão da desminagem deste troço, passaram a estar reunidas as condições que visam o arranque das obras de reabilitação da linha de energia eléctrica dos postos de alta tensão a partir do Kifangondo/Mabubas, destruída em 1992 durante o conflito armado que assolou o país.

27.9.06

Uma Amiga de verdade... não te vou esquecer!!!


Acho que as palavras são sempre difíceis de sair nestas ocasiões... não me apetece dizer nada de nada... especialmente quando se trata de falar de uma parceira inseparável que acabou de me deixar para sempre...
Ao longo de quase onze anos a desfrutar da sua verdadeira e fiel amizade... deparei-me com um adeus inesperado, a cerca de 7000 quilómetros de distância... sem nada poder fazer para a ajudar a ultrapassar os seus últimos minutos de sofrimento.
Obrigado Yukie... pela tua companhia e lealdade...
Foste...e serás sempre recordada como a rainha de Carnide!!!

24.9.06

De regresso ao Mercado de Benfica



Aqui estão mais umas quantas fotografias da última deslocação ao Mercado de Benfica (Quilómetro 45). Desta feita, para vos brindar com alguns trabalhos de pintura e umas tantas peças de artesanato!!!
Os quadros apresentam na sua maioria motivos africanos... como sejam a caracterização de "Quitandeiras" e de "Imbondeiros". Por sua vez, o artesanato varia consoante o tipo de material (osso, marfim, pau preto e pau rosa, por exemplo) em que são trabalhados.
Posso garantir-vos que há pinturas e peças de artesanato muito interessantes... e tudo por preços mais ou menos razoáveis após uma desejável negociação!!!...

Kwanza... a moeda de Angola!



A postagem de hoje serve para vos dar a conhecer a moeda da República de Angola... o Kwanza.
O câmbio não varia muito regularmente, tanto mais que em 4 meses não sofreu quaisquer alterações.
Se optarmos por cambiar Euros... posso dizer-vos que, neste momento, 1 Euro são à partida 103 Kwanzas. Mas, se estivermos a pensar em dólares americanos... serão apenas 81 Kwanzas.
O aconselhável é cambiar moeda em qualquer banco ou em lojas de câmbio... e evitar as inúmeras ofertas de rua, caso contrário o valor do euro e do dólar americano desvalorizam largamente!!!

23.9.06

A criança angolana...


As fotografias reflectem aquilo que gostamos de transmitir… e que é muitas vezes difícil de explicar.
A simplicidade e inocência da maioria das crianças angolanas não conhecem o que o futuro lhes esperas… uma vida dura e sem grandes possibilidades de vingar, num país com enorme potencial e riqueza natural.
Os problemas sociais são muitos e nada fáceis de solucionar… Gostava apenas de acreditar que um dia estas crianças vão ter oportunidade de sorrir…

Praia... alguns momentos de verdadeiro prazer em Angola!!!


Nunca fui muito adepto de praia… e até me canso facilmente de passar muito tempo a torrar ao sol!!!... O engraçado é que ultimamente começo a dar mais valor a algumas coisas…, talvez sejam as saudades do meu velho Portugal… das inúmeras oportunidades para espairecer a mente atordoada após uma semana de trabalho.
De facto, o barulho das ondas do mar tem sido acolhedor e uma enorme fonte de energia… um amigo que nos escuta e conforta por mais uma semana…

18.9.06

Parque Natural do Kissama I
















Aqui vão mais umas fotografias do Parque Natural do Kissama

Parque Natural da Kissama













A vontade de realizar algo parecido a um safari levou-me a conhecer o Parque Nacional do Kissama (também designado por Quissama e localizado além do rio Kwanza, 70 quilómetros ao sul de Luanda, o parque estende-se por mais de 100 quilómetros de costa). Dotado actualmente de poucos espécimes, procura agora (através do Projecto Arca de Noé) recuperar das vicissitudes originadas pela guerra em Angola e poder elevar a fauna original com animais trazidos de Botswana e África do Sul.
Durante a visita o factor sorte é indispensável à visualização de elefantes, girafas, hipopótamos, avestruzes, zebras, gnus, veados, gazelas, macacos e outros animais só vistos habitualmente em jardins zoológicos. O ideal é mesmo levantar muito cedo da cama e aproveitar o raiar do sol (por volta das 5/6 da manhã), para acompanhar o guia/segurança num Unimog disponibilizado pela administração do parque, evitando assim percorrer quilómetros sem captar algo de interessante.
Depois de concluído o passeio de Unimog, nada como equacionar uma viagem de barco pelo caudal do Rio Kwanza... a paisagem fenomenal não vai certamente ficar perdida na memória... tanto mais se houver a possibilidade de fotografar uns crocodilos e umas tartarugas-marinhas!

17.9.06

Um pouco de cultura angolana no Museu Nacional de Antropologia





Quando passarem por Angola e se tiverem oportunidade, aconselho-vos a visitar o Museu de Antropologia. Não é que seja um local fenomenal, mas possivelmente vão ter a oportunidade de conhecer um pouco melhor a cultura do seu povo.As suas colecções comportam maio­ritariamente objectos etnográficos com uma abrangência nacional, ou seja, de todos os grupos etno-línguisticos de Angola: Kíkongo, Kimbumdu, Umbundu, Lunda Chokwe, Mbunda (outros chamam-no de Nganguela, que significa oriente], Nhaneca-Humbe, Herero, Kwanyama, Ociwambo e Khoisan (Bosquímanos). Além disso, dispõe ainda de um número sig­nificativo de peças originárias de alguns países africanos.As temáticas das suas exposições descrevem as principais actividades do povo angolano, sobretudo das comu­nidades étnicas rurais: pastorícia, agricultura, metalurgia, pesca e caça, cerâmica, instrumentos musicais, crenças religiosas, os rituais da mulher, o poder tradicional, entre outras.Um lugar a visitar!

As estrelas do mar na Praia da Guilheta (Foz do Neiva)

Já é pouco habitual encontrarmos estrelas do mar nas praias portuguesas... e ainda há quem contribua para que a dificuldade seja acrescida!!! Pois é... imaginem vocês, algures numas rochas da Praia da Guilheta, alguém (possivelmente um emigrante "Avec", pelo português vernáculo puro e duro utilizado) com uma pá e um saco de plástico nas mãos a "caçar" umas estrelas do mar... e para quê?... Não se compreende... cá "pamim" não havia necessidade!!!

A minha cidade... Lisboa!!!







Para que não associem as postagens deste blog unicamente às vivências na Republica Angolana, nada como vos apresentar algumas fotografias da bonita cidade de Lisboa, realizadas "promim" durante algumas épocas festivas... como sejam o Natal e as Festas da Cerveja no Castelo de São Jorge e dos Santos Populares.
Não querendo ser bairrista..., acho que nenhuma outra cidade portuguesa transmite tanta beleza como aquela que podemos vislumbrar em Lisboa!!!... principalmente se considerarmos as zonas históricas.

15.9.06

Insólitos Angola - Capítulo III






Ah pois é... este mês ainda não tinha "postado" fotografias de alguns episódios hilariantes vividos em Angola.
Desta vez, optei por seleccionar uma cena ocorrida num bar/restaurante (não interessa o nome pelos motivos óbvios) localizado junto à Baía de Luanda e, ainda, um acontecimento rodoviário presenciado numa das muitas "estradas" difíceis da cidade de Luanda.
Assim, recordo-me de um rapaz numa das mesas do bar/restaurante a vislumbrar a "carta dos produtos da casa". Supostamente felicíssimo, o rapaz solicitou de imediato duas doses de pão de alho a um injénuo empregado de mesa. Para seu espanto e tristeza o pão de alho nunca chegou a aparecer... o rapaz teve de contentar-se com pão com alho cru.
A segunda situação exemplifica aquilo que parece inacreditável aos olhos de uma pessoa..., mas corresponde à verdade... verdadinha!!!... A caixa aberta da "camioneta" está repleta de pessoas... parecendo mesmo um autocarro da carris... Nada como respeitar a segurança rodoviária!!!

A "Cuca" no "Chill Out" e no "Palos"!




As opções nocturnas em Luanda não são muitas... e as que existem são por vezes demasiado caras... Por menos de 20 dólares (aproximadamente 1600 Kwanzas e 16 Euros) é raro encontrarmos um local minimamente porreiro.

Apesar de tudo, destaco os bares/discotecas "Chill Out" e "Palos", onde podem beber umas valentes cervejas "Cuca"... a verdadeira cerveja angolana!!

14.9.06

Dos céus de Lisboa para Luanda!







Nada como umas fotografias aéreas para desenjoar!!! Nos últimos dias tenho procurado mostrar-vos alguns momentos vividos em terra... agora chegou a hora de vos presentear com umas imagens dos céus de Portugal, de Marracos e de Angola!!!
Só não foi possível captar outros pontos africanos porque o nevoeiro e as alturas alcançadas dificultavam a definição das "paisagens"... desculpas de um aprendiz de fotografia!!! eheheheh
A primeira fotografia retrata a chegada a Luanda... onde podemos visualizar uma extensão de "musseques" a perder de vista. As três fotografias seguintes representam as planícies e montanhas marroquinas. As duas últimas ilustram a minha querida e bela cidade de Lisboa e a terra do "carapau"... para os menos conhecedores Setúbal!

12.9.06

Mercado de Benfica (Quilómetro 45)





Para quem gosta do artesanato típico de um país... recomendo a passagem pelo quilómetro 45 (a caminho da Barra do Kwanza)... onde vão encontrar um vasto número de tendinhas repletas de artesanato angolano. A começar pelos trabalhos em pau preto ou em marfim e a acabar nos pequenos macacos... é sempre agradável apreciar e discutir os preços..., sim, porque há preços para "americanos"... portugueses e até angolanos!!! Os preços das peças são bastante mais acessíveis que nas lojas de artesanato de Luanda... e muito mais que nas lojas do Aeroporto 4 de Fevereiro. A única excepção são os selos fiscais para as peças... que chegam a custar 200 kwanzas (aproximadamente 2 Euros), quando no aeroporto custam apenas uns míseros 10 kwanzas.A funcionar apenas aos Sábados e Domingos é sempre uma alternativa para fugir à confusão do trânsito para o interior de Luanda...

11.9.06

Lagostas Lagostas e Lagostas... na Praia do Sangano (Angola)!!!

Finalmente pudemos apreciar o excelente marisco angolano. Foram precisos quase 3 meses para conhecer as belas e grandes lagostas de Angola... cozidas são boas, mas grelhadas são divinais. Espero brevemente voltar à praia de Cabo do Sangano (a 60 quilómetros aproximadamente da Barra do Kwanza e a cerca de 100 quilómetros de Luanda) para poder disfrutar do peixe assado e de mais umas mariscadas valentes.Aproveitem o vídeo das "lagostinhas" que manjámos durante o almoço e a tarde de sábado (9 de Setembro)!!!



9.9.06

Mais uma aventura pelas terras do Minho!!!






Antes de regressar a Angola aproveitei para conhecer um pouco melhor algumas zonas do Minho... e fiquei bastante agradado com o que tive oportunidade de ver em Monção, Melgaço, Castro Laboreiro e na Senhora da Peneda. Gostei especialmente do repasto servido no restaurante típico "Adega do Sossego"... muito bom... mesmo muito bom... recomendo vivamente!!
Claro está que, depois de uma boa refeição, devem aproveitar para fazer uma longa caminhada pelo monte... em Castro Laboreiro (com sorte pode ser que tenham a oportunidade de ver uns cavalos e potros selvagens) e na Senhora da Peneda.