Pesquisar neste blogue

20.7.06

Mulembeira e Imbondeiro... que árvores mágicas!!!


Nada como poder dormir na sombra de uma "Mulembeira"... árvore de folhagem densa, que possibilita o descanso de qualquer guerrelheiro ou viajante. As suas qualidades são de tal modo numerosas, que também serve de abrigo às brincadeiras de crianças de uma escola primária da localidade de Camama.
Para os menos conhecedores, o corpo do antigo líder da UNITA, Jonas Savimbi foi exibido na localidade do Lucusse, Moxicoestava, depositado numa prancha, por baixo de uma árvore mulembeira, a cerca de 79 quilómetros a sudeste do sítio onde caiu numa emboscada fatal... aliás, foi exibido como o mais valioso troféu pelas Forças Armadas Angolanas (FAA)
http://universo.com.sapo.pt/Angola.htm.
A
proveito para vos informar que: o "Imbondeiro" pode atingir até 25 metros de altura, 28 de perímetro e mais de um século de idade. É sem dúvida uma árvore imponente. É um dos símbolos naturais de África, com inúmeras tradições culturais e religiosas associadas. É também fonte de abrigo, alimento, medicamento e adorno… Uma melhor explicação pode ser encontrada em http://www.plantzafrica.com/plantab/adansondigit.htm
Nada como apreciar estas árvores ao vivo e a cores... pois só assim conseguimos perceber a sua grandeza e nobreza!!! São talvez das árvores mais espectaculares que já tive oportunidade de ver, apesar de haver alguns espécimes de Imbondeiros já bastante desfolhados com a dureza dos anos e sem o seu fruto característico chamado "múcua".
Como diria o autor do blog http://lestedeangola.weblog.com.pt "O Imbondeiro é uma das árvores que mais me ajuda a manter viva a recordação da paisagem angolana (...) “mim gosta de ver as mixingas com bolas de jimbungulula”.
Apreciem então as fotografias!!!

Sem comentários: