Pesquisar neste blogue

22.10.06

Ausência!!!


Não chorem... não desesperem... são apenas uns dias de ausência para ganhar folgo e energia na publicação de novas postagens e fotografias!!! Eis que vou ficar nas sombras...

18.10.06

"Caça aos Bicho" - Capítulo I




Ora aqui está um novo capítulo no Pamim... os animaizinhos que se "ponham a pau" com o je... não lhes vou dar quaisquer hipóteses de fuga..., mas é só para a foto!!
A ideia é mostrar-vos posteriormente os belos mosquitos "anopheles"... esses portadores de malária!!!

Pesca à linha



Recordo com nostalgia as inúmeras manhãs de Agosto passadas com os meus pais e irmãos na Praia da Rainha… as longas e divertidas caminhadas até à Fonte da Telha… o saltitar das sardinhas e carapaus nas redes piscatórias… os caranguejos… as estrelas do mar… algo que nos dias de hoje já não vemos com muita frequência pelas bandas da Costa da Caparica…
O engraçado é que voltei a poder lembrar em Angola alguns desses velhos momentos!... A leveza das marés e o vasto areal das Praias de Cabo Ledo e do Sangano convidam ao apreciar da faina da população local… lagostas, linguados, chocos sobressaem entre as malhas de rede ainda rudimentares, mas mesmo assim muito eficazes.De facto, tem sido um dos grandes prazeres vivenciados por terras africanas… nada é melhor para fugir à desgastante e stressante civilização “luandense”…



Insólitos Angola - Capítulo IV



Após algumas semanas no silêncio e na sombra… os momentos Insólitos Angola regressam com mais uns episódios dignos de divulgação fotográfica!!!

16.10.06

Mussulo... uma ilha muito agradável!!!

Acho que ainda não tinha publicado quaisquer fotografias da Ilha do Mussulo... talvez porque só tive a oportunidade de a visitar uma única vez em quase 5 meses de estadia em Angola. Espero, no entanto, lá voltar brevemente... tanto mais que o verão entrou em força nos últimos dias e, como não podia deixar de ser, há que aproveitar todos os momentos de lazer..., sim, porque lazer só mesmo ao fim-de-semana!!!
A viagem para a Ilha do Mussulo tem de ser feita de barco... qualquer coisa como cerca de 30 minutos que nada custam a fazer... muito pelo contrário!!!... O mais engraçado é que também no porto de embarque há sempre um conjunto de rapazes que procuram receber uma "gasosa" (termo utilizado para definir grojeta), em troca da guarda (ou lavagem) da viatura estacionada no parque de terra batida.



Conquilhas algarvias... que bela especiaria!!!



O tempo vivido na região algarvia contribuiu grandemente para o enriquecimento dos meus hábitos alimentares... Confesso que nunca fui um forte apreciador de marisco e de bivalves até começar a degustar um arroz ou uma açorda de marisco à moda do Restaurante "O Pedro", localizado em Cabanas de Tavira... antecipados de umas verdadeiras conquilhas, ameijoas ou lapas de Cacela Velha!!!... Simplesmente brutal!!!... É de comer e chorar por mais!!!...
Nada é tão fácil de apanhar como as conquilhas... basta apreciar a prestação de um qualquer pescador com o seu "arrastão", junto à margem da água do mar...
Espero brevemente poder retomar a grande forma física... depois de já ter emagrecido 5 quilos em terras africanas... e para tal, há que agendar uma bela jantarada algarvia!!!
Apreciem as fotografias realizadas pelo amigo "Fred" de Vila Real de Santo António, numa das suas incursões a Cacela Velha e à Praia de Monte Gordo.

15.10.06

Feira da Praia... o maior evento de Vila Real de Santo António!!!




A Feira da Praia tem lugar em Vila Real de Santo António de 10 a 13 de Outubro de cada ano. Distribui-se ao longo da Avenida da República e da Praça Marquês de Pombal, acolhendo milhares de visitantes, principalmente espanhóis que no dia 12, feriado em Espanha, deslocam-se até à cidade pombalina para efectuarem as suas compras na Feira da Praia e no comércio local. A Feira da Praia, nome pelo qual este certame é conhecido desde sempre e cuja denominação tem origem no local da realização da mesma, frente aos areais do Guadiana, remonta ao ano de 1774, data da fundação de Vila Real de Santo António, e foi criada como meio de alargamento social e económico da vila, tendo como objectivo a promoção das pescarias. Entre os primeiros fregueses da feira destacavam-se os Espanhóis de Ayamonte, que ainda hoje se deslocam a Vila Real de Santo António para fazerem as suas compras. Se na Avenida da República se vende de tudo um pouco, desde roupas a utensílios de cozinha, passando por artesanato e brinquedos, a Praça Marquês de Pombal é praticamente "reservada" aos produtos alimentares. Do feijão ao grão, passando pelos frutos secos e pelos queijos e enchidos de vários pontos do país, há de tudo para bem comer, não faltando também "tasquinhas" para beber um bom copo de tinto (http://cm-vrsa.algarvedigital.pt/portal_autarquico/vila_real_sto_antonio/v_pt-PT/menu_turista/turismo/festas_feiras_romarias/feira+da+praia.htm)
Trata-se do maior evento vilarealense e talvez um dos maiores da região metropolitana do algarve!!!... São cinco dias de árduo trabalho para as mais diversas entidades citadinas. Um bem haja a todos aqueles que contribuem para o sucesso da Feira da Praia!!!
Nada como recordar alguns velhos momentos vividos na cidade que me viu nascer para a minha actividade profissional"!!!

11.10.06

Sangano a preto e branco!!!...


Brindo-vos com mais uma fotografia realizada na deserta Praia do Sangano. São alguns quilómetros de areal sem quaisquer pessoas por peto... a beleza natural desta praia revitaliza a alma para mais uma semana de trabalho.

1.10.06

Olhares no Açude das Mabubas







Depois de conhecidas as ruínas da Barragem hidro-eléctrica das Mabubas, deslocámo-nos em direcção à zona turística do Açude para almoçarmos no Complexo Turístico Paradiseos, situado junto à Lagoa do Sungui, na comuna piscatória da Barra do Dande, a 42 quilómetros a sudoeste da cidade de Caxito.